Cidades

Balão atinge rede elétrica em SG e deixa cidades sem luz

Clientes registraram a apagão em um shopping no município de São Gonçalo. Foto: Divulgação

Uma instabilidade na rede elétrica causou um 'apagão' em partes dos municípios de São Gonçalo, Niterói, Itaboraí e Maricá, no início da tarde deste domingo (15). De acordo com a Enel, um balão atingiu o sistema em São Gonçalo e o fornecimento ficou parcialmente interrompido durante 15 minutos.

Segundo a empresa, o balão em contato com a rede elétrica provocou uma falha na linha de transmissão entre Alcântara, em São Gonçalo, e Adrianópolis, em Nova Iguaçu, por volta de 12h30.

Com a colisão, as subestações de Guaxindiba, Alcântara, Parada Angélica e Portão do Rosa foram afetadas. Outro município que também teve parte da rede interrompida foi Magé. Ainda segundo a concessionária, equipes técnicas realizam os reparos necessários para recuperar a rede.

Crime

De acordo com a Lei de Crimes Ambientais (9.605/98), é proibido fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano. Segundo a regulamentação, a pena para esse crime é de detenção de um a três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.

O Disque-Denúncia tem um canal específico para esse tipo de crime no Estado do Rio de Janeiro, a Linha Verde. Os telefones são: 0300-253-1177 (interior) ou 2253-1177 (capital), além do aplicativo “Disque Denúncia RJ”. Por essa modalidade, o denunciante pode enviar fotos e vídeos, com a garantia do anonimato.

< Carro invade agência bancária na Região Oceânica de Niterói Bolsonaro pretende vetar aumento de pena para injúria virtual <